SÉRIES, TV | CRÍTICAS

31 anos: recortes de jornais e noticiários sobre morte de Brandon Lee (31/03/1993)

Jornais, trechos de noticiários e informações sobre morte de Brandon Lee no set de "O Corvo", em 31 março de '93

Imagens: Reprodução/Divulgação

Há exatos 31 anos, o ator estadunidense Brandon Lee falecia em acidente no set de filmagem, em 31 de março de 1993, durante as filmagens do filme "O Corvo". Então, que tal relembrarmos com informações originais da época da imprensa, dos jornais e TV?

Acompanhem-me.

COMO ACONTECEU A TRAGÉDIA COM BRANDON LEE:
O ator foi atingido pelo disparo de um projétil remanescente numa arma que deveria estar com o cartucho vazio. Na época, a utilização de armas de verdade em filmagens era um procedimento comum. 

No entanto, essas armas eram sempre equipadas com festim — cartuchos sem projétil que contém duas vezes mais pólvora do que a munição convencional. Como a cena já contava com muito sangue artificial, a produção demorou para perceber o que realmente havia acontecido.

Lee foi levado às pressas para um hospital da Carolina do Norte, mas seu óbito foi confirmado após 10 horas de cirurgias emergenciais e tentativas frustradas de ressuscitação. O jovem ator tinha apenas 28 anos de idade. 

Os responsáveis diretos pela tragédia, estúdio e produção, sofreram com poucas consequências legais — só algumas indenizações e atrasos de lançamento (inevitáveis).

JORNAL #1 — WILMINGTON (DELAWARE, EUA); IMAGEM REALÇADA:
Imagem: Reprodução/Divulgação

TRANSCRIÇÃO COM TRADUÇÃO:
PISTOLA DE BALA FALSA MATA ATOR,
O FILHO DE BRUCE LEE

WILMINGTON, 31 de março
Brandon Lee, o ator e filho do astro das artes marciais Bruce Lee, morreu hoje quando foi baleado num set de filmagem com uma arma que deveria disparar festim.

O Sr. Lee. que, como seu pai, usava artes marciais em filmes, tinha 27 anos. Ele estava filmando uma cena para um filme, "O Corvo" quando ele levou um tiro no abdômen a cerca de 6 metros de distância, disse Bob Rosen, executivo produtor do filme.

A polícia disse que estava investigando o incidente nos estúdios da Carolco Movie Studios, mas não suspeitou do ferimento.

Quando a bala foi disparada, disse o Sr. Rosen, um pedaço de enchimento macio normalmente sai da arma. Mas desta vez saiu um projétil metálico, disse ele.

Produtor está perplexo
"Eu não sei como pôde acontecer", Sr. Rosen disse.

O Sr. Lee morreu no Centro Médico Regional do Condado de New Hanover, após uma cirurgia severa.

O Dr. Warren W. McMurry, cirurgião do Sr. Lee, disse que as lesões intestinais e vasculares graves eram consistentes com um ferimento de bala. ''Concluí que era com isso que certamente estávamos lidando.", disse o Dr. McMurry

O ferimento de entrada era do tamanho de uma moeda de dólar de prata e o ferimento se estendia em linha reta até a coluna vertebral, disse o Dr. McMurry.

Ressonâncias de raios-X mostraram um objeto metálico alojado contra a coluna do Sr. Lee.

Espera-se que uma nova autópsia seja realizada nesta quinta-feira (1).

Acidentes prejudicaram a produção desde o primeiro dia, quando um trabalhador tocou um fio de alta tensão em um estúdio nos fundos do estúdio. Ele continua hospitalizado. As filmagens deveriam terminar na próxima semana.

A polícia disse que o Sr. Lee carregava uma pequena sacola de mercado que continha uma pequena quantia explosivos de efeitos especiais, usada para simular tiros, durante a filmagem de uma cena. Mas o Dr. McMurry afirmou não encontrar sinais ou ferimentos que pudessem ser associados com alguma explosão de tal dispositivo.

Em 1984, o ator Jon-Erik Hexum, da série de TV do canal CBS, "Retrato Falado" (Cover Up, 1985) morreu após disparar uma bala em sua cabeça com uma arma de festins. Um pedaço de resíduo de um cartucho vazio foi lançado contra seu crânio.

"O Corvo" é um filme de suspense, ação e aventura, baseado numa história em quadrinhos adulta homônima. O Sr. Lee interpretava um astro do Rock assassinado por uma gangue. O personagem volta à vida com poderes sobrenaturais para vingar a sua morte e reunir-se com a sua noiva.

Acidentes, no entanto, já prejudicavam esta produção desde o primeiro dia, quando um trabalhador tocou em um fio de alta tensão, num dos galpões de fundo dos estúdios de filmagem. Ele continua hospitalizado. As filmagens estavam planejadas para terminarem na próxima semana.

[FOTOGRAFIA TIRADA EM 10 DE MARÇO; Associated Press]

A revista Entertainment Weekly relatou esta semana sobre outros problemas: um funcionário descontente dirigiu um carro por um cenário de loja de gesso do estúdio; um trabalhador da construção civil escorregou e enfiou a mão numa chave de fenda; uma tempestade danificou cenários, e um publicitário ficou levemente ferido  um acidente de carro de pequenas proporções.
JORNAL #2 — NEWS OBSERVER (CAROLINA DO NORTE);  REALÇADO (INCOMPLETO):
Imagem: Reprodução/Divulgação

TRANSCRIÇÃO COM TRADUÇÃO:
THE NEWS OBSERVER — RALEIGH (CAROLINA DO NORTE, EUA)
QUINTA-FEIRA, 1º DE ABRIL DE 1993

Acidente em set mata ator
Projétil desconhecido é responsabilizado pela morte de Brandon Lee

POR EQUIPE E REPÓRTERES ASSOCIADOS

WILMINGTON — O ator Brandon Lee, o filho da falecida estrela de artes marciais, Bruce Lee, morreu nesta quarta-feira de lesões acometidas enquanto filmava uma cena de dublê, fazendo uma cena de ação num estúdio de cinema em Wilmington. A polícia ainda não tem certeza exata de que o matou.

Lee, de 28 anos, estrelava em "O Corvo", um filme de ação e aventura que já tem sido afetado por vários acidentes durante a sua produção nos estúdios da Carolco, este ano.

Ele foi atingido no estômago por um projétil enquanto filmava uma cena em que outro ator atirava nele de uma distância de cerca de 4,5 metros, com um tiro de uma arma alegadamente manipulada com balas de festim. Lee carregava consigo uma sacola que continha uma pequena carga explosiva que seria usada para simular os ferimentos por bala.

Ele desmaiou imediatamente depois que os tiros foram disparados e a carga foi explodida. A polícia disse que ainda não está claro se o projétil que matou Lee partiu da arma, da bolsa, ou se seria de outra fonte.

Lee foi levado para o New Hanover Regiomal Medical Center por volta de 1 da madrugada de quarta-feira, e foi declarado morto por volta de 12 horas depois. Dr. Warren W. McMurry, o cirurgião, disse que as lesões intestinais e vasculares graves eram consistentes com um ferimento à bala.

 ''Concluo que é com isso que estamos lidando.", disse ele. O doutor disse que o corpo não apresentava sinais de ferimentos que pudessem estar relacionados com a explosão.

O ferimento de entrada era do tamanho de uma moeda de dólar de prata e o ferimento se estendia em linha reta até a coluna vertebral, McMurry disse.

Ressonâncias de raios-X mostraram um objeto metálico alojado contra a sua coluna, não removidos durante a operação, disse ele.

"Eu fiz tudo o que pudi para..." [INCOMPLETO]

DESCRIÇÃO: Brandon Lee, filho do finado Bruce Lee, estrelava num filme atormentado por acidentes durante a sua produção; Associated Press (foto)


REPORTAGENS NA TV E NOTÍCIAS DA ÉPOCA:
MTV NOTICIANDO MORTE DE BRANDON LEE
Data: Desconhecida (1993)
SEM LEGENDAGEM

-

E! News: The Death of Brandon Lee
Data: 01/04/1993
SEM LEGENDAGEM

-

MINI-'DOCUMATÉRIA' E ÚLTIMA ENTREVISTA DE BRANDON LEE
Data: Desconhecida (1994)
SEM LEGENDAGEM


Postar um comentário

0 Comentários

ADBLOCKS SÃO UM TERROR! ⚠️

Por favor, considere apoiar este blogue

Nosso trabalho independente é mantido com anúncios

×