SÉRIES, TV | CRÍTICAS

De clássico "Inimigo Meu" (1985), ator Louis Gossett Jr. falece aos 87 anos, nos EUA

Importante ator em Hollywood, Gossett Jr. protagonizou títulos marcantes, e grande clássico da sci-fi oitentista


Imagens: Reprodução/Divulgação (IMDB); Gossett Jr. em filme "Inimigo Meu" (1985)

O famoso ator estadunidense, Louis Gossett Jr. faleceu na manhã desta sexta-feira (29), aos 87 anos de idade, na cidade da Califórnia, EUA. A informação foi dada à imprensa por familiares no mesmo dia, através de comunicado oficial à Associated Press.

O ator ficou famoso após, em 1983, ganhar um Oscar e Globo de Ouro por sua interpretação como o sargento no filme de drama e romance, "A Força do Destino" (1982, de Taylor Hackford). Gossett Jr. venceu também o grande prêmio da TV, o Emmy, seis anos antes, em 1977, pelo drama de oito episódios, "Raízes".

Ele foi nomeado e concorreu a dezenas de títulos mais, em diversas premiações ao longo da carreira.

Gossett Jr. foi amplamente divulgado por ser ninguém menos que o primeiro ator negro a ganhar um Oscar. Há alguns anos, ator usou seus recursos de vida para fundar a Eracism Foundation, uma organização de apoio à causa antirracista.


A EXITOSA TRAJETÓRIA DE GOSSETT JR. NO CINEMA:
De nome Louis Cameron Gossett Jr., ator nasceu em 1936, no Brooklyn (EUA). Ele foi criado numa condição humilde, e era filho de um porteiro e uma enfermeira.

Ele estreou sua carreia como ator nos palcos aos 17 anos de idade numa produção de sua escola, na época, e logo em seguida, pouco tempo depois, com a ajuda de um professor, conseguiu espaço na Broadway, na peça "Take a Giant Step", em 1953.

Daí em diante, a estrada para o sucesso do ator foi recheada de muitos títulos.  E ao todo, o ator é citado pelo IMDB como tendo em seu currículo mais de 212 títulos de atuação em sua carreira.

O ator lançou um livro autobiográfico em 2010, o "Actor and Gentleman". E no livro, ele relata seu começo difícil como um ator negro no cinema dos anos 1950 e 1960. Lá ele fala sobre conflitos étnicos, raciais e sociais na cidade de Los Angeles na década de '60, e sobre ter sido detido quatro vezes pela polícia.


LOUIS GOSSETT JR. NO CINEMA DE TERROR:
Especificamente, no gênero de terror, Gossett Jr. não traz grandes títulos em seu currículo. Ele sempre teve grande enfoque em filmes para TV, — principalmente nos gêneros de drama e ação.

Mas há ressalvas: ele pode ser mencionado por sua atuação como Calvin Bouchard, em "Tubarão III" (Jaws 3-D, 1983) — o ator ganhou o Prêmio Framboesa de Ouro de 1983 na categoria Pior Ator Coadjuvante pelo filme; e atuou também no filme de suspense e terror de gângsteres, "A Vingança de JD" (J.D.'s Revenge, 1976).


UM GRANDE CLÁSSICO QUE MARCOU GERAÇÕES:
Imagem: Reprodução/Divulgação (IMDB); Direitos de imagem: Twentieth Century Fox

E no entanto, apesar de não ter tido tanto destaque para o gênero de terror no cinema e na TV, ele atuou em simplesmente um dos melhores filmes com maquiagens práticas de ficção científica, drama e suspense já feitos na história: "Inimigo Meu" (Enemy Mine, 1985).

Gossett Jr. protagonizou o filme ao lado do ator Dennis Quaid, como o querido alienígena Drac, — na criativa história, após uma batalha interplanetária, dois soldados de espécies e galáxias inimigas veem-se presos num planeta inexplorado, hostil e enigmático. A solidão cria um jogo de xadrez interessantíssimo.

Esse filme foi um verdadeiro marco na vida de muitas pessoas e de muitas gerações. O cinema de Hollywood conheceu até hoje, poucos filmes com uma mensagem tão filosófica, importante, forte, profunda e insubstituível como a que com sucesso se obteve neste grande clássica da ficção científica.

No Brasil, o filme foi exibido pela Rede Globo, — inicialmente no Tela Quente, no ano de 1988, e depois na Sessão da Tarde, e em 1993, no Corujão, com a dublagem brasileira da Telecine.


SOBRE A MORTE DE LOUIS GOSSETT JR.:
A causa do falecimento do ator não foi divulgada. No entanto, Gossett Jr. lutou contra uma doença debilitante durante a década de 1990 e início de 2000, tendo recebido de um médico um prognóstico de apenas seis meses de vida.

Em 2001, ele descobriu que grande parte de sua doença decorria por fator ambiental, tendo sido causado por causa de um mofo tóxico em sua casa em Malibu, na Califórnia  (EUA).

Em fevereiro de 2010, o ator anunciou publicamente que estava com câncer de próstata. Ele acrescentou que a doença foi detectada em seus estágios iniciais, e que ele esperava uma recuperação completa.

No final de dezembro de 2020, Gossett Jr. foi hospitalizado na Geórgia, diagnosticado com COVID-19.

O ator morreu num centro de reabilitação em Santa Mônica, Califórnia (EUA), em 29 de março de 2024, aos 87 anos.



LOUIS GOSSETT JR.
R.I.P. DESCANSE EM PAZ  29.03.2024

Postar um comentário

1 Comentários

BEM-VINDOS, MORTAIS! Sejam educados e responsáveis. Este blog não se responsabiliza (nem compactua) com comentários intolerantes e/ou opiniões criminosas. *Para comentar com o Google, é necessário ativar os COOKIES. Obrigado por comentar.

ADBLOCKS SÃO UM TERROR! ⚠️

Por favor, considere apoiar este blogue

Nosso trabalho independente é mantido com anúncios

×