Bem-vindos ao vosso maior pesadelo
Foto: Reprodução (Fotogramas); Englund em atuação
Com a sua cativante e divertidíssima atuação como o sociopata invasor de sonhos, Freddy Krueger no clássico de terror de 1984 de Wes Craven, 'A Hora do Pesadelo' (Nightmare on Elm Street), o norte-americano Robert Englund criou um verdadeiro vilão icônico do gênero de terror — que mal sabia ele, viria continuar a retratar numa série de sequências. E posteriormente, a sua popularidade ganharia o mundo — na televisão, em games, quadrinhos e até em videoclipes musicais.
Quase quatro décadas depois de sua estreia, naquele fatídico 1º filme onde o mundo conhecia o inescrupuloso Freddy Krueger, o ator que o viveu tornou-se inexoravelmente ligado ao papel de seu vilão, e muito querido pelos fãs do gênero terror. E agora, Englund está sendo celebrado em um novo e exclusivo documentário, o 'Hollywood Dreams & Nightmares: The Robert Englund Story' — Pesadelos & Sonhos em Hollywood: A História de Robert Englund (trad.livre).
Como a atriz Heather Langenkamp, co-estrela na franquia de filmes 'A Hora do Pesadelo', disse em entrevista em 2018: "Acho que ele é provavelmente o melhor defensor da importância do vilão Freddy em nossa comunidade de terror, em como Freddy Krueger mudou o gênero sendo este incrível rolo compressor de fazer lucro para Hollywood. Eu acredito que Robert Englund e todos os outros monstros dos anos 1980 realmente mudaram a história do cinema, e acho que eles merecem ainda mais reconhecimento do que têm recebido."
Foto: Reprodução (IMDB); Pôster oficial de documentário
As contribuições de Englund para o terror e diretamente na infância de grandes talentos do gênero, como inspiração, e além, são destacados neste belíssimo documentário. Co-dirigido por Gary Smart e Christopher Griffiths — ambos nomes graúdos envolvidos em produções atuais de documentários sobre grandes filmes estadunidenses;
Este documentário traz diversas perspectivas sobre a carreira do ator, abordagens sobre o gênero e o preconceito que ele sofre até hoje em Hollywood, revela grandes histórias de bastidores, apresenta entrevistas com elenco de filmes, e fora os outros grandes nomes que atuaram no terror como Lance Henriksen ('Quando Chega a Escuridão'), Lin Shaye ('Rota da Morte'), o cineasta Eli Roth (diretor de 'Cabana do Inferno'), Tony Todd ('Candyman'), e muitos outros grandes nomes.
A estreia do documentário será em 6 de junho de 2023 — no próximo aniversário de vida de Englund, aos 76 anos. Estará disponível para streaming pela plataforma Screambox (do Bloody Disgusting) e iTunes, depois, em formato digital.
CONFIRA O TRAILER COM LEGENDAGEM:
SOBRE OUTROS DOCUMENTÁRIOS ANTERIORES:
Todo e qualquer documentário é sempre bem-vindo. Sempre agregam mais e mais sobre bastidores, informações, e tornam mais rico o nosso acervo de conhecimentos geral, mas este Doc. vem se projetando há alguns anos já — tendo sido filmado este tempo todo, desde 2019. Fico feliz que finalmente esteja vendo a luz do dia.
Tem tudo para ser mais um ótimo feito sobre Freddy Krueger, e ir onde outras abordagens ainda não foram — vale lembrar que alguns documentários já foram lançados envolvendo a franquia, o mais famoso deles é o 'Never Sleep Again: The Elm Street Legacy', de 2010, com nada menos que 4 horas de duração — dificilmente outro será tão abrangente e completo quanto ele;
E outro deles é o 'Scream, Queen! - A Hora do Meu Pesadelo', de 2011, que aborda diversas perspectivas e contextos envolvendo o segundo filme da franquia — apadrinhado pelo ator Mark Patton; e, por fim, 'I Am Nancy', também de 2011, que aborda mais a perspectiva da atriz Heather Langenkamp em tudo isso.
Recomendo todos eles, se puderem, assistam.
Quero assistir
ResponderExcluirTudo joia, Rubens? Conforme está no post, deve sair só em junho. Se quiser, pode ficar antenado aqui no blog, saindo alguma novidade, eu faço um post atualizando. Abraços.
ExcluirVou assistir se puder
ResponderExcluirEu tbm.
ExcluirLegal demais
ResponderExcluirSem dúvidas, Luiz.
ExcluirFredy 👊🏽
ResponderExcluirÉ o próprio, Filipe.
ExcluirEternizado
ResponderExcluirSim, um dos atores mais queridos ainda vivos.
Excluir