10 curtas variados de terror e mistério disponíveis para assistir agora; assista se puder!
Uma feliz sexta-feira 13, queridos leitores! Eu trago hoje uma listinha para abrir o apetite deste mês de Dia das Bruxas. Selecionei com muito carinho 10 ótimos curta-metragens de terror, suspense, clássicos e de fantasia que podem interessá-los, com enredos interessantes e que merecem ser conhecidos.
POR QUE CURTAS?
As prerrogativas bizarras e direto ao ponto de muitos curta-metragens trazem uma abordagem cinematográfica bem diferenciada — e que se bem utilizadas, podem sim trazer algo de especial e até de inovador com filmes bem resumidos e enxutos.
E o largo espectro que os curta-metragens tendem a alcançar podem ser até maiores do que filmes genéricos, sobre os espectadores, pois são mais intuitivos e vários podem ser entendidos mesmo sem legendas.
AVISO: Esta publicação pode conter imagens ou conteúdo chocantes.
WARNING: This post may show shocking subject or sensitive content.
WARNING: This post may show shocking subject or sensitive content.
O QUE SÃO E COMO SE CATEGORIZAM?
A alcunha "Curta-Metragem" deriva do francês court-métrage. Os filmes de pequena duração são categorizados como acima de 30 segundos e sempre menores do que 35 ou 40 minutos — em contraposto aos de média-metragem que podem confundir-se com os curtas, mas que seriam de até 70 minutos, em média, de duração.
CONFIRA:
10. Tripofobia ("Trypophobia", 2018)
País: EUA; Dir.: Buddy Booth
Em décimo lugar, um curta de 5 min. que pretende agoniar vocês. "A tripofobia é uma aversão à visão de padrões irregulares ou aglomerados de pequenos buracos ou saliências."
Se você sofre de tripofobia, não recomendo que assista. O curta, em si, é bem mediano, mas os efeitos visuais de computação gráfica e a excelente exibição da agonia, os deixará coçando e angustiados.
-
9. João Pestana ("The Sandman", 1992)
País: Reino Unido; Dir.: Paul Berry
Em nono lugar, um curta-metragem bem rápido e bastante artístico. O curta noventista — feito com a técnica visual do stop motion, tem um desfecho interessante. No andar de cima, na sala vazia e enluarada, um garotinho assustado com as sombras dançantes encontra uma invenção de sua imaginação fértil: o horrível João Pestana.
Se você já conhece este conto, não deve ser nada de novo, mas vale a pena pela qualidade artística.
-
8. Harvey ("Harvey", 2001)
País: Canadá; Dir.: Peter McDonald
Em nono lugar, um curta-metragem que já falamos aqui neste blog. Fica novamente recomendado, para quem não conferiu ainda. Confira a crítica completa aqui (contém pequenos spoilers).
-
7. Forasteiro na Cidade ("Out of Town", 1989)
País: Reino Unido; Dir.: Norman Hull
Em sétimo lugar, uma pérola oculta sobre uma história tragicômica, vinda da Europa. Um homem que caminhava pelo campo acidentalmente fica com o pé preso em um buraco. Os acontecimentos tornam-se progressivamente piores. *SEM LEGENDAS (MAS ENTENDÍVEL)
-
6. Outro Lado da Caixa ("Other Side of the Box", 2018)
País: EUA; Dir.: Caleb J. Phillips
Um casal desavisado recebe um presente misterioso e sinistro de um velho amigo. Mal sabiam eles que não poderiam se livrar dele. *SEM LEGENDAS
-
5. O Hotel Assombrado ("The Haunted Hotel", 1907)
País: EUA; Dir.: J. Stuart Blackton
"O Hotel Assombrado" é um curta-metragem mudo de 1907, dirigido por J. Stuart Blackton. O histórico curta norte-americano apresenta animação stop motion combinada a maquiagens e efeitos visuais impressionantes para a época, e é considerado uma das primeiras e mais antigas representações cinematográficas de locais mal-assombrados.
O grande clássico sobreviveu ao tempo. É interessante ver um curta de mais de 115 anos atrás.
-
4. Elevados ("Elevated", 1996)
País: EUA; Dir.: Vincenzo Natali
Em terceiro lugar, este interessantíssimo curta. Na história: Ben e Ellen são lançados sem avisos numa trama de terror, suspense e mistério enquanto simplesmente desciam, num dia qualquer, no elevador do prédio onde estavam. É quando Hank, — um segurança do prédio entra correndo, às pressas, no elevador, em desespero. O medo começa quando Hank alega que há algo de misterioso e macabro no prédio, e eles não podem sair. *LEGENDAS: ESPANHOL
-
3. A Curva ("Curve", 2015)
País: Austrália; Dir.: Tim Egan
Sem explicações, uma mulher acorda em apuros. Ela está agarrada a uma superfície lisa e ingrime, e curva, bem acima de um abismo senciente. A moça tenta subir os poucos metros de volta à segurança da superfície acima, sem perder o equilíbrio e cair para a morte. Ela conseguirá?
-
2. Hora do Chá ("Tea Time", 2007)
País: EUA; Dir.: Erik Deutschman
Numa tarde tranquila, uma pacata senhora idosa prepara o seu chazinho da tarde — para ela e para o seu amado marido. As coisas seguem estranhamente comuns, até que um estranho, abstrato e inusitado encontro acontece com a senhora. Excelente composição audiovisual de terror.
-
1. Ralo de Pia ("Kitchen Sink", 1989)
País: Nova Zelândia; Dir.: Alison Maclean
Em primeiro lugar: uma mulher limpa a sua pia da cozinha. E justamente quando ela achou que a limpeza estaria impecável, percebe o que parece ser um fio de cabelo vindo do ralo. Ao puxá-lo, ela descobre o que seria o fio de um problema maior e mais bizarro do que o que ela jamais poderia imaginar.
Mas que maravilha de postagem 😄👍
ResponderExcluirValeu, Silvio. Disponha.
ExcluirAbraços.
OBRIGADO POR COMPARTILHAR!!!!
ResponderExcluirDisponha, Aguiar.
ExcluirJá assisti 4 desses curtas e eles realmente são muito bons, mas fiquei realmente interessado no do cara que fica com o pé preso.
ResponderExcluirDiego Annderson Sim, é bem divertido. Gosto muito do "Elevated" (1996) tbm, é do criador daquele filme "Cubo".
Excluir