Béla Lugosi será lembrado próximo a terra natal dos vampiros, na Europa Central; confira detalhes
Um dos maiores museus de cera do mundo, — o Madame Tussauds, está presente em diversas cidades dos EUA, da Europa e da Ásia. Os seus museus trazem sempre grandes e históricas celebridades à exposição, espalhando-se com ornamentos impressionantes, de grande riqueza de detalhes.
As personalidades que habitam os seus museus são as mais diversas o possível: desde figuras modernas da música Rock, Pop a até figuras que mudaram o mundo antigo — como Albert Einstein, artistas, dos mais diversos — Michael Jackson, entre muitos e muitos outros, e passando por figuras políticas e que marcaram o mundo por sua ternura ou crueldade inexprimíveis, — tal qual Gandhi, Nelson Mandela e/ou mesmo, Hitler.
O enorme museu apresenta também outras personalidades do gênero terror, como Alfred Hitchcock, entre outros. São mais de 25 museus ao redor de todo o mundo.
HISTÓRIA DO MUSEU E DE SUA CRIADORA:
Em 1835, o histórico museu de cera foi fundado por Anna Maria "Marie" Tussaud. A própria artista francesa começou esculpindo os bonecos de cera. Ela fundou/inaugurou a sua exposição no centro de Londres, próximo ao local onde (até hoje) localiza-se o seu primeiro museu.
As suas peças — que já eram bem famosas e chamavam bastante atenção, foram importantes para gerar reflexão social. Já naquela tenra época. a grande artista trouxe um atrativo polêmico ao seu museu: a chamada "Câmara de Horror", — no qual eram retratados criminosos e os seus crimes. Gerou fortes emoções, e comoveu o público. O museu de cera é um dos maiores, mais consagrados e antigos do tipo no mundo.
Marie Tussauds morreu tranquilamente aos 88 anos, em 1850, enquanto dormia, — em sua residência, na cidade de Londres.
BÉLA LUGOSI COMO DRÁCULA E A EXPOSIÇÃO:
Lugosi fez história em sua interpretação como Drácula, em 1931. Mas não apenas. O ator húngaro interpretou o papel mais de 1.000 vezes no teatro (como visto no documentário " The True Story of Frankenstein", de 1994), e em algumas (várias) vezes no cinema — seja na adaptação original, ou em inspirações similares como com o Conde Mora, em "A Marca do Vampiro" (1935), entre outras participações. Pouco importa.
O que importa realmente é que Béla popularizou como ninguém — e até estigmatizou os trejeitos e o sotaque de vampiros, então a sua participação neste museu histórico é bastante apropriada. Lugosi faz parte da cultura popular.
O boneco de cera em Budapeste não é o primeiro de Béla Lugosi em representação no filme. O personagem pode ser visto na cidade de Nova Iorque, nos EUA.
E a exposição recente em Budapeste, — que fica relativamente próximo ao país natal de Béla, na capital da Hungria, — e claro, à Transilânvia (a 450 KM aprox.), — terra-mãe do insano e decrépito Vlad Tepes, — que deu vasão ao "Drácula" de Bram Stoker — inspiração direta do clássico alemão "Nosferatu," também, e em todos os famosos filmes subsequentes, dos mais variados e readaptados.
O novo boneco de cera está exposto como parte da exposição chamada “Espírito Húngaro” [trad.livre].
Imagem: Reprodução/Divulgação; Shutterstock
No entanto, o boneco em exibição não é novo. Esta nova criação em Budapeste sim, é. Mas já em outubro de 2001, o boneco de cera do ator já havia sido posto à exposição, com inauguração premiada — com contou até com o Lugosi Jr.; e que homenageou também Boris Karloff, e os clássicos do cinema de terror, o boneco de cera de Drácula está à exposição até os dias de hoje.
CONFIRA MAIS FOTOS DO NOVO BONECO DE CERA:
Imagem: Reprodução/Divulgação; BelaLugosiOfficial
VOCÊ QUER IR? VOCÊ PODE VISITAR:
Localização:
O Madame Tussauds Budapeste está localizado na Rua Dorottya, a poucos minutos a pé da estação de metrô Deák Ferenc. Veja no Google Maps.
Horários de funcionamento:
Segunda-feira à domingo: 10h00 - 18h00; Só é permitida a entrada até 1 hora antes de fechar.
SITE E INGRESSOS: Madame Tussauds Budapeste
BEM-VINDOS, MORTAIS! Sejam educados e responsáveis. Este blog não se responsabiliza (nem compactua) com comentários intolerantes e/ou opiniões criminosas. *Para comentar com o Google, é necessário ativar os COOKIES. Obrigado por comentar.