No futuro, nós poderemos relembrar de vários desta lista como clássicos de toda uma época... ou não.
Imagem: Reprodução/Divulgação
Fala, turminha esperta. Ando meio sumido, né? Pois é. Muitas coisas e projetos em elaboração e germinação aí. Mas sempre que posso, faço questão de trazer alguma coisa por aqui — para quem acompanha, e curte o meu conteúdo, é claro. E quem não curte que se f...
E hoje (como não poderia ser diferente) trago uma rápida listinha, mas bem especial.
Pensei bastante antes de montar esta lista, e até pesquisei bastante (confesso que o cinema de terror dos últimos anos não me compele): os 7 MELHORES FILMES DE TERROR MODERNOS, — dos quais, considero que muitos envelhecerão como clássicos da nossa época, e alguns outros, não para tanto:
1. PARASITA (2019)
Um clássico contemporâneo. Filme que responsável — e fez novamente a rara proeza, de angariar Oscars de destaque a algo com fortes nuances de filmes de terror (mas fugindo de clichês e colocando obra de arte no contexto), com seu roteiro que transmuta-se, no desfecho, em pura violência, pavor e brutalidade. Goza de plena criatividade e originalidade — com criações e ideias nunca antes vistas no gênero; o filme foi um sucesso completo.
Há muitos anos, não via-se uma crítica social tão ferrenha, com uma mensagem tão impactante, — e um tema que, no mundo, está tão em roga: a desigualdade social. É também o caso do segundo excelente filme desta lista.
Foi simplesmente histórico ver Hollywood (e todo o seu imperialismo cultural) rendendo-se perante a beleza deste filme estrangeiro (e mais: além de um estrangeiro — da Ásia Oriental, que — não esqueçamos, detêm sérias prospecções de crescimento ante ao poder dos EUA). Não teve para ninguém. É simplesmente justo.
Todo o aspecto de 'Parasita' é um show à parte. E embora seja mais um drama do que terror, o elemento terror transpassa ao fim, deixando de maneira inevitável, tudo aquilo que é o roteiro. Fotografia lindíssima, todo o elemento visual. Muito bem trabalhado. E por tudo, esta é uma obra que será sempre lembrada.
-
Imagem: Reprodução
Saído — pasmem — da Netflix, o terror espanhol, eu considero, é um clássico dos tempos atuais (e desta geração). O filme carrega consigo grande crítica social, simbologias, e talvez cause ainda mais reflexão sobre o aspecto social do mundo moderno, do que o grande 'Parasita', por exemplo.
'O Poço' é uma obra audiovisual que deverá manter-se em destaque na posteridade — até se a Netflix acabar, ou mudar, um dia. É histórico. O filme tem uma pegada de terror moderno, mas sem partir para a estupidez — mas, é claro, com todos os excessos de palavrões, abreviações, filtros de sépia e contraste, o formato ultrawidescreen, e takes com auxílio de realces digitais — embora que, com computação gráfica apenas na medida certa (até pelo tipo filme, em si).
Mas este filme vai muito além do que um mero filme moderno. É instigante, cruel, impiedoso e filosófico. E digno do seu tempo. Recomendo.
-
3. GRAVIDADE (2013)
Imagem: Reprodução
Um filme que certamente será lembrado na ficção científica da nossa geração. Já não tão novo assim (quase todo mundo já deve ter assistido), — lançado há 10 anos atrás; ao contrário de outros grandes filmes de ficção que marcaram a década (como 'Interestellar', de 2014), 'Gravidade' trouxe mais apelo ao terror, — que fazem dele muito mais apavorante do que muito filme de terror propriamente intitulado. É desesperançoso e assustador.
O medo, no espaço, é tão apavorante quanto no subterrâneo aquático — como vimos recentemente no sinistro acidente de implosão do submarino em visita aos restos do náufrago do Titanic. O medo da morte — explorado através da pressão, da falta de ar, da falta de tempo, e da fatalidade prenunciada. E no "emergindo" ao espaço, como submergindo ao mar, os últimos lugares onde esperam-se falhas.
O filme tem uma história simples, porém é suficiente — menos, é claro, para os astrofísicos matemáticos chatos de plantão, que esperam realismo absoluto, e apontam incongruências de física em meros FILMES. Para mim, pouco importa.
-
4. A BRUXA (2015)
Imagem: Reprodução
Um filminho que divide opiniões não poderia faltar nesta lista. Eu até entendo quem critica este filme, na época (vi no cinema), vi ele sendo vaiado e criticado. Mas pouco me importa, e em nada me interessa. Na minha opinião, é um filme interessante, e que remonta ao terror clássico — naquilo que ele tem de melhor. É visceral, imprevisível, criativo e com um argumento cativante.
Já sobre o desfecho — que todos disseram ser ruim, eu concordo. Faltou audácia em criar algo mais assustador e menos folclórico. Mas contudo, deverá ser lembrado no tempo como um filme que foi interessante de se ver, em sua época. Não um clássico. Certamente não.
-
5. A QUEDA (2022)
Imagem: Reprodução
Já comentei sobre este filme aqui no blog, em outra lista. Este é outro filme que traz alguma crítica social, — mas neste caso, uma crítica sobre toda a vulgaridade que tem tomado esta juventude atual — onde se faz de tudo por um like, e nisto, onde muita gente já perdeu a própria vida, guiados pela estupidez pura e simples de chamar a atenção, — com desafios perigosos e babacas, em redes sociais. E exemplo disto não falta.
Este filme é essencial para essa galera, por este ângulo, serviria até mesmo como um alerta.
-
6. BACURAL (2019)
Imagem: Reprodução
Um filme nacional sinistro, para variar. Um ótimo filme de 2019, que mais tem um clima de faroeste, mas que tem cenas de terror excelentes. Como todo bom filme que aborda a temática de violência e cidades pobres do Brasil, — com este, também temos uma obra-prima.
Mais um filme que divide opiniões — até pela questão e pelo aspecto político. O filme bate de frente com o fascismo, — e vindo de uma época de governo trágico — que foi o de seu Jair Bolsonaro, foi afrontoso. Maravilha. É tudo o que o melhor do nosso cinema deve ser: anti-resignado.
Não me interessa. Não existe cinema brasileiro sem crítica social — desde os primórdios é assim. O último país a abolir a escravidão, e um dos mais desiguais economicamente do mundo, faz certo em trazer à pauta, todos os temas possíveis neste aspecto. O filme é ótimo, tem uma ótima história. E, principalmente: foi, é, e continuará sendo admirado ainda, no mundo todo. Recomendo.
-
7. A ÚLTIMA VIAGEM DE DEMÉTER (2023)
Imagem: Reprodução
Assisti este filme, e posso dizer de antemão que concordo com os elogios cabidos do mestre Stephen King a respeito dele. No meu entender, deve tornar-se, no futuro, um filme que trouxe algo de interessante, e numa nova abordagem com uma perspectiva diferente sobre o Drácula — embora mais lembre um Gárgula (ou até o monstro em "Voo Noturno" — 1997 - para mim, uma inevitável semelhança) , ou algo do tipo.
Com uma pegada bastante vintage, é um terror próprio para os amantes de filmes com esse tom mais clássico. Não tende a agradar os mais jovens, — que tem formiga no c, curtem mais clichês, e nestes aspectos. É um filme que faz um ode ao cinema antigo, passado preponderantemente numa embarcação que remonta à épica cena do clássico 'Nosferatu'.
O filme tem uma beleza interessante, mas não é extremamente genial, nem nada. É apenas que até hoje, é o único interessante desse escaço e patético ano de 2023, para o sofrido gênero de terror. Recomendo bastante.
-
MENÇÃO HONROSA: CORRA! (2017)
Imagem: Reprodução
Pensei bastante em adicionar à lista, este filme. Ele é muito bom, mas o que me incomoda são as piadinhas e o formato de terror boçal — que temos visto bastante, recentemente — para agradar essa molecada impaciente de hoje. A história é boa, mas — a título de deixarem o filme mais clichê para o público teen, tornaram o filme menos épico.
É certo que todo filme de terror merece o seu alívio cômico, mas neste caso foi demais. Isto também o torna um filme insuportável de se rever e mais "descartável".
Mérito para a bela Fotografia, atuações legais, e um roteiro que tem ótimos personagens — tirando os medíocres. Se fosse um pouco mais sério, seria melhor. No mais: algumas cenas incríveis e uma boa sacada sobre a exploração da temática racial — tão pouco comum, ultimamente, no gênero terror.
-
Por enquanto é só. Fiquem à vontade para discordar.
gravidade é terror? rsrs
ResponderExcluirÉ claro que não é, mas está bem justificado no texto. Favor, não se faça de burro. Agradeço. Abraços.
Excluir