Filmes para o seu mês de março; confira:
Em homenagem ao sempre especial DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES — celebrado, fazendo o mundo pensar e refletir, hoje; estou criando esta lista de desafios de filmes para o mês de março de 2023.
Muitos filmes aqui trazem cenas e temas interessantes que o farão pensar e repensar sobre o feminino na sociedade, a sociedade em si, ou que apenas tragam bons enredos, todos com mulheres em papéis principais - e grandes interpretações de protagonistas mulheres.
Variei a lista um pouco para fugir das obviedades, e variando épocas também. Todas as sinopses estão revisadas por mim, e 100% livres de spoilers. Espero que gostem:
1: A QUEDA (2022)
SINOPSE: As melhores amigas Becky (Grace Fulton) e Hunter (Virginia Gardner) são desbravadoras aventureiras alpinistas autônomas, elas vivem em busca de adrenalina. No entanto, após sofrerem com um forte trauma emocional numa de suas viagens entre amigos, Hunter vê sua amiga arrasada e sente-se compilada a desafiá-la a "enfrentar" seus demônios internos numa última aventura: uma torre de rádio de mais de 2.000 pés de altura. E tudo em busca de curtidas e fama nas redes sociais, mas algo não sai como o esperado.
AVALIAÇÃO: Excelente. Um clássico moderno sobre acrofobia.
Classificação: 12 anos; Título original: Fall; País: EUA;
Direção por: Scott Mann; Gêneros: Suspense, Terror;
2: A NOIVA DE FRANKENSTEIN (1935)
SINOPSE: Dr. Frankenstein (Colin Clive) e seu monstro (Boris Karloff) retornam, pois não estavam mortos como inicialmente se acreditava. O pesquisador planeja parar suas demoníacas experiências, mas quando um cientista louco (Ernest Thesiger) seqüestra sua esposa (Valerie Hobson), ele concorda em ajudá-lo em criar uma nova criatura, uma mulher (Elsa Lanchester), para ser companheira do monstro.
AVALIAÇÃO: Uma das mais famosas e mais queridas sequência do Terror de todos os tempos. Lanchester mandando muitíssimo bem no papel de sua carreira.
Classificação: Livre; Título original: Bride of Frankenstein; País: EUA;
Direção por: James Whale; Gêneros: Ficção Científica, Terror;
3: ALTA TENSÃO (2003)
SINOPSE: Marie (Cécile de France) e Alexia (Maïwenn) são melhores amigas e companheiras de faculdade. Num final de semana, Alexia leva Marie para a remota fazenda de seus pais numa área afastada da França, mas elas jamais imaginariam que um inferno bateria à sua porta no meio da noite, e de que a ida delas até a fazenda traria conseqüências irreparáveis, drásticas e com desdobramentos sinistros.
AVALIAÇÃO: Poucos filmes de Terror que conheço com elemento de Plot Twist — a tão buscada surpresa de reviravolta de enredo; são tão bem sucedidos em continuarem tão bons após revistos, quanto este. Deve ser pelo defecho final.
É um filme de terror rápido. Outra: o que agrega muito à sua qualidade é a ótima e pontual trilha sonora. Fotografia boa (um raro Ultrawidescreen que não fica ruim se cortado para 4:3 ou 16:9. As cores dão um tom pessimista para a obra, e enfim. Detalhes que fazem dele um bom filme. *Desfecho beirando o inimaginável. Atentem-se para Spoilers, nem vejam Trailer. OBS.: Recomendo também o 8º desta lista.
Classificação: 18 anos; Título original: Haute Tension; País: França;
Direção por: Alexandre Aja; Gêneros: Terror;
4: HAXAN — FEITIÇARIA ATRAVÉS DOS TEMPOS (1922)
SINOPSE: Häxan retrata as perseguições da ditadura religiosa movidas contra as feiticeiras da Europa antiga. O filme é narrado em 1ª pessoa. O diretor enuncia: “A crença em maus espíritos, Feitiçaria e Bruxaria é o resultado de ingênuas noções ante aos mistérios do universo”. Torturas, possessões e rituais de Sabá são dramatizados numa narrativa de Docudrama, ilustrando uma série de analogias entre a civilização moderna e o período da diabólica Inquisição.
AVALIAÇÃO: Indispensável para fãs de Terror clássico e da cultura de bruxas, feitiçaria e fantasia. Ousado, o filme debocha sem timidez das superstições babacas dos séculos passados, das inquisições da Igreja Católica e da mentalidade ridícula antes da era do iluminismo. Maravilhosa obra audiovisual, ao lado do italiano "L'Inferno" (do mesmo ano), a maior realização cinematográfica de época. Fujam da versão em BLU-RAY desde filme.
Classificação: 12 anos; Título original: Haxan; País: Suécia;
Direção por: Benjamin Christensen; Gêneros: Fantasia, Mistério, Terror;
SINOPSE: Richard (Kevin Janssens), um bastardo rico decide levar a sua amante, Jennifer (Matilda Lutz) para passar um tempo em sua casa de luxo no deserto às escondidas de sua mulher, mas inesperadamente, dois companheiros de caça aparecem para concitá-lo. Mas depois, Jennifer acaba cobiçada e tomada a força por um deles. Então, furioso e frustrado, Richard desconta atirando-a de um penhasco. Mas ela não morreu, e irá se vingar da pior forma possível: fazendo de cada um deles a sua própria cobaia de caça.
AVALIAÇÃO: Tem cenas excelentes, mas fica melhor se visto só 1 vez.
Classificação: 18 anos; Título original: Revenge; País: França;
Direção por: Coralie Fargeat; Gêneros: Ação, Drama, Vingança;
6: INFERNO NA ESTRADA (1997)
SINOPSE: Uma psicóloga (Kylie Travis) viaja pelas estradas desertas dos Estados Unidos pegando carona com viajantes, quando seu caminho cruza-se com a de um psicopata caipira e arrogante (Jim Belushi) que abusa de sua esposa fragilizada, Rayanne (Shannon Whirry). O pesadelo de vida ou morte se extingue quando ela consegue fugir, encontrando um galpão local que traz enormes mistérios e uma inescapável reviravolta.
AVALIAÇÃO: Um divertidíssimo filme de Loop Temporal. Imprevisível, caótico, corrido e tragicômico. Uma joia oculta do cinema, na minha opinião. Jim Beluschi fazendo um vilão que agrega muita a qualidade do filme.
Classificação: 16 anos; Título original: Radioactive; País: EUA;
Direção por: Louis Morneau; Gêneros: Ficção Científica,Thriller,Drama;
7: ALIEN — O OITAVO PASSAGEIRO (1979)
SINOPSE: Uma nave espacial voltando para a Terra recebe estranhos sinais vindos saídos um asteroide. Ao investigarem o local do chamado, um dos tripulantes é atacado por um ser estranho. Mas o que parecia ser apenas um ataque torna-se um terror absoluto, pois o tripulante traz algo consigo a bordo. Agora todos na Terra — e fora dela correm grande perigo.
AVALIAÇÃO: Um filme copiado a torto e direito por uma vasta lista de filme de Terror. Um filme que não só criou tendência, como também elevou o moral do gênero Terror em sua época. Quase 45 anos de lançado e ainda desperta grande interesse e espanto. Precisa dizer mais?
Classificação: 14 anos; Título original: Alien; País: EUA;
Direção por: Ridley Scott; Gêneros: Ficção Científica, Terror;
8: MÁRTIRES (2008)
SINOPSE: Lucie (Mylène Jampanoï), uma garota de 10 anos, desaparecida há 1 ano, é encontrada desorientada às beiras de uma estrada francesa. Sem conseguir dizer o que houve, ela é levada ao hospital, onde conhece Anna (Morjana Alaoui), que cuidará dela. Mas mesmo após tanto tempo, Lucie anseia por respostas, mas acaba envolvendo Anna numa trama macabra.
AVALIAÇÃO: Filmaço. Um terror raiz. E aviso: contém muita violência, gore, mutilações, etc. Um filme realmente chocante, e que deverá agradar ao público mais jovem também. No entanto, seu francês é bem difícil de acompanhar — eles falado rápido e a confusão do enredo é uma preocupação constante.
Basta você saber (e te ajudará) que o filme é contado de trás para frente, e você só saber de tudo aos '45 do segundo tempo. OBS.: Recomendo também o 3º desta lista.
Classificação: 18 anos; Título original: Martyrs; País: França/Canadá;
Direção por: Pascal Laugier; Gêneros: Terror, Drama, Suspense;
9: O QUARTO DE JACK (2015)
SINOPSE: Jack (Jacob Tremblay), um jovem garoto de 5 anos vive com sua mãe, Ma (Brie Larson), numa cabana isolada de tudo e de todos. Como toda boa mãe, Ma dedica-se em fazê-lo amado, feliz e seguro, mas lá fora, a realidade não é tão amigável. O mundo real é um problema para o jovem garoto que nunca viu a luz do dia à céu aberto, isto porque eles estão aprisonados há muitos anos por um sinistro e perturbado homem que os vê como família, mas os mantem como reféns.
AVALIAÇÃO: O ótimo filme que te faz pensar o quanto a justiça em nossa sociedade é falha, e o quanto as pessoas são capazes de serem perversas. Muito triste. Embora não seja Terror literalmente falando, é recomendadíssimo.
Classificação: 14 anos; Título original: Room; País: Canadá /Irlanda;
Direção por: Lenny Abrahamson; Gêneros: Drama, Suspense;
10: A BRUXA DE BLAIR (1999)
SINOPSE: Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo é encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.
AVALIAÇÃO: Não se fazem mais Found Footages como este.
Classificação: 14 anos;Título original: The Blair Witch Proj.; País:EUA;
Direção por: Daniel Myrick, Eduardo Sánchez; Gêneros: Mistério, Terror;
-
MENÇÕES HONROSAS:
11: THE EYE — A HERANÇA (2002)
SINOPSE: Wong Mun é uma jovem chinesa cega desde os dois anos de idade. Acostumada à escuridão que sempre permeou sua vida, ela tenta fazer um transplante de córnea para voltar a enxergar, mas após a cirurgia, o mundo não é otimista. Ela só via vultos e sombras, mas quando começa a ver melhor, passa a presenciar eventos inexplicáveis com um possível elo ao mundo do sobrenatural. Seriam ver o seu grande pecado?
AVALIAÇÃO: Tem boas cenas e uma premissa excelente, mas tem vislumbres estranhos que talvez não agradem, e um final esquisito. Ao menos se entrega a simplicidade que lhe convém, não tenta ser nada daquilo que não é, ou não consegue ser. É um filme de terror simples.
Classificação: 16 anos; Título original: Gin Gwai; País: Hong Kong;
Direção por: Danny Pang, Pang Chun; Gêneros: Suspense,Drama,Terror;
12: SOZINHA (2020)
SINOPSE: Fugindo da cidade numa tentativa desesperada de lidar com a perda de seu recém-falecido marido, a viúva Jessica encontra um sujeito suspeito que cruza seu caminho por diversas vezes pelas estradas desertas e frias da região. Será isto apenas uma estranha coincidência? Talvez sim.
AVALIAÇÃO: Este filme é ótimo... do início à metade, sem dúvidas. Mas padece desta que é síntese perfeita do mal de todo filme de terror atual: não saber lidar com as conveniências de roteiro. É conveniente demais em certos aspectos. É um ótimo suspense, e tem um gancho inicial excelente, mas como Terror deixa a desejar.
Direção por: John Hyams; Gêneros: Suspense, Terror;
Classificação: 16 anos; Título original: Alone; País: EUA;
Vou assistir
ResponderExcluirBoa sessão. ✌✌
ExcluirBoa lista , não assisti a maioria ainda
ResponderExcluirMuito obrigado.
Excluir