6 casos de tragédias e escândalos reais que assombram o cinema de terror, em Hollywood

0

Somente alguns dos casos que Hollywood queria apagar

Já é conhecido que na velha Hollywood houveram muitos casos escabrosos, hediondos e vergonhosos envolvendo produções e celebridades de grandes filmes — e dos quais, alguns, são clássicos da história do cinema. E muita gente que assiste ao resultado final destas produções, sequer imaginaria tais atrocidades.

Todos os casos (como o recente acidente com arma nas produções do filme 'Rust'), após algum tempo, todos estes casos acabaram varridos para debaixo dos tapetes vermelhos da Premiere e dos lucros infindáveis, mundo afora.

Fotos: Reprodução; Diretor Victor Salva; Vic Morrow
Imagens: Reprodução

Nesta lista: alguns casos ocorrem por negligência, já outros, pelo vir à luz da má índole oculta e pela conduta criminosa de figuras públicas. Hoje, relembrarei 6 desses casos envolvendo apenas filmes (e produções) de terror e ficção.. e nada legais. *OBS.: Lista enumerada apenas a título de apresentação. CONFIRA:


6. ACIDENTES: OLIVIA JACKSON, RICARDO CORNELIUS
"RESIDENT EVIL 6: O CAPÍTULO FINAL" (2016)
2015
Imagens: Reprodução

Durante as produções do filme 'Resident Evil VI', dois dublês de 34 anos, Ricardo Cornelius e Olivia Jackson acidentaram-se gravemente na execução mal planejada de cenas extremamente perigosas do filme. 

Infelizmente, Cornelius morreu após um dos veículos caírem sobre ele e o esmagarem, em pleno set de filmagens. Ele foi levado às pressas para o hospital, chegou a ser reanimado, mas não resistiu. *Vocês não devem ter ouvido falar deste primeiro caso, pois o segundo (não fatal) foi, praticamente, o único a ganhar as manchetes. A produção do filme lutou fortemente para abafar  1º caso.

Ricardo faleceu em  3 de dezembro de 2015.
-

Já quanto a dublê Olivia Jackson, ela perdeu o seu braço esquerdo. Mas foi além: passou 17 longos dias em coma profundo, sofreu sangramentos intracraniano e profundas fraturas em sua vértebra — que quase deixaram-na paralítica.

Olivia ganhou um processo movido contra a empresa responsável pelo acidente nas gravações de 'Resident Evil 6'. Tudo ocorreu na África do Sul — um dos cenários usados para a gravação do filme — aonde Olivia fazia a dublê da protagonista do filme, interpretada pela estrela Milla Jovovich.

Em entrevista à ABC News, em 2019, Olivia revelou que foi enganada pelos produtores do filme. Eles teriam mudado uma cena de luta de última hora, para uma outra onde a dublê dirigia uma moto em altíssima velocidade. Os responsáveis por operar a câmera não conseguiram sair da frente a tempo de evitar o acidente.

Além disso, os produtores — que antes prometiam arcar com quaisquer possíveis despesas sobre acidentes, neglicenciaram bancar o tratamento integral dela, pagando apenas uma parte pequena. E ela ainda disse que dificilmente espera ter algum retorno financeiro em relação a isso, pois a empresa responsável pelos dublês no filme pediu falência.

Eu sinto falta do meu antigo rosto, do meu antigo corpo, da minha antiga vida. Pelo menos agora eu, finalmente, tenho um julgamento justo que prova que essa cena foi mal planejada e executada, e que não foi minha culpa”, disse Olivia em entrevista ao site Screen Daily.

E ainda nesta última entrevista, ela destacou que nenhum dos envolvidos no filme — incluindo o intitulado Paul W. S. Anderson, ajudaram-na financeiramente; apesar da produção ter tido um lucro de mais de U$320 milhões. Olivia havia atuado como dublê em outros filmes famosos, como "Vingadores: Era de Ultron" e novo e ótimo "Mad Max". Ela, agora, pretende lançar uma autobiografia contando sobre essa grave acidente e sobre a sua vida após o mesmo.


5. ALICIAMENTO DE MENORES: ED GALE
"BRINQUEDO ASSASSINO" (1988)
? - 2023
Imagens: Reprodução;Direitos de imagem: Dailymail

Um caso recente que nos encheu de vergonha: o ator Ed Gale — que interpretou o personagem Chucky no filme "Brinquedo Assassino" (1988), está sendo investigado nos EUA após trocar mensagens com teor sexuais com uma pessoa que ele acreditava ser um menor de idade. Ele admitiu que teve outras conversas de teor sexuais com menores. Flagrado — por um grupo autônomo de investigação que expõe pedófilos na internet com o uso de perfis falsos.

Membros dessa organização — chamada "Creep Catchers Unit" (unidade de apanhadores de aberrações), tiveram uma conversa online com Ed Gale passando-se por um garoto de 14 anos. Nestas mensagens, o ator dizia que queria fazer sexo com a pessoa que ele acreditava ser o adolescente. O grupo foi até a casa de Gale em Los Angeles, nos EUA, no dia 14 de abril, mostrou as conversas a ele e filmou o encontro.

O caso dele ainda continua em investigação. Matéria da Dailymail.


4. PEDOFILIA E ALICIAMENTO: VICTOR SALVA
"PALHAÇO ASSASSINO" (1989)
1988
Foto: Reprodução; Nerd Maldito

O diretor Victor Ronald Salva — popular por dirigir a franquia "Olhos Famintos", foi acusado e condenado pela justiça de pedofilia e pela posse de conteúdo infantil e ficou 15 meses na prisão (de uma condenação de 3 anos) após a sua acusação nas produções de seu filme "Energia Pura", produzido pela Caravan Pictures — ex-estúdio da The Walt Disney Studios. O estúdio do Mickey foi muito criticado por contratar um profissional com a ficha criminal de Salva.

E mais, anteriormente, ainda no filme "Palhaço Assassino" (1988), já havia o caso de envolvimento sexual com menor de 14 anos, na produção. O inescrupuloso do Salva supostamente haveria filmado tudo e mantido em sua casa. O caso veio a público nas filmagens de "Energia Pura" — aonde o próprio elenco do filme haveria protestado contra o diretor.

No entanto, nem a represália pública, nem a prisão impediram o diretor de manter cenas de jovens semi-nus e de contextos e diálogos sexuais com adolescentes em seus filmes —  o que demonstraria claramente que ele continua o mesmo doente escroque que sempre foi.


3. ACIDENTE FATAL: BRANDON LEE
"O CORVO" (1994)
1993
Foto: Reprodução; Ferlap

O ator Brandon Lee morreu em 31 de março de 1993, durante as filmagens de "O Corvo". O ator foi atingido por um disparo de uma arma que deveria estar com o cartucho vazio. Na época, a utilização de armas de verdade em filmagens era um procedimento comum. No entanto, essas armas eram sempre equipadas com festim — cartuchos sem projétil que contém duas vezes mais pólvora do que a munição convencional.

Ou seja, o disparo desse tipo de armamento causa a explosão e o barulho característicos de um tiro, mas não oferece perigo de morte.

Durante as gravações de "O Corvo", a arma que foi utilizada em Brandon Lee precisou ser carregada com munição de verdade, para garantir uma dose maior de realismo à cena, porém, um dos projéteis acabou preso no cano do revólver, e não foi descoberto mesmo após a limpeza da arma e o novo carregamento com as balas de festim.

Lee então entrou no set de filmagens segurando uma bolsa explosiva repleta de sangue artificial, que seria estourada no momento do tiro. Nesse momento, o ator Michael Massee, intérprete do escroque “Funboy”, disparou o revólver Magnum .44 em direção ao ator. *Mas apesar disso, não foi o grande responsável, é claro.

A grande quantidade de pólvora incluída no festim fez com que a bala que estava presa no cano fosse acidentalmente liberada. Ela atravessou a bolsa explosiva do ator e perfurou o abdômen de Lee.

Como a cena já contava com muito sangue artificial, a produção demorou para perceber o que realmente havia acontecido. Lee foi levado às pressas para um hospital da Carolina do Norte, mas acabou morrendo após 10 horas de cirurgias emergenciais, e tentativas frustradas de ressuscitação. O ator tinha apenas 28 anos de idade.

Os responsáveis diretos da produção tiveram poucas consequências legais — só algumas indenizações e atrasos de lançamento inevitáveis mesmo.


2. ABUSOS SEXUAIS: HARVEY WEINSTEIN
"PÂNICO" (1996)
ANOS 1990
Foto: Reprodução; G1

Em 2017, o produtor Harvey Weinstein (Os Outros, 2001) foi acusado de assédio sexual por várias atrizes famosas de Hollywood, incluindo Angelina Jolie, Gwyneth PaltrowRose McGowan, e muitas outras. Pelo menos três mulheres acusaram-no de estupro: a italiana Asia Argento, a atriz Lucia Evans e uma terceira — que preferiu manter-se anônima.

O escândalo repercutiu de tal forma que sua esposa — a estilista inglesa Georgina Chapman, pediu divórcio do produtor, com quem estava casada havia dez anos. O caso também teve repercussões profissionais: os membros do conselho do Oscar votaram pela expulsão de Weinstein da organização. Ele também foi excluído da empresa que criou — a Weinstein Company.

Mas Harvey Weinstein não caiu sem atirar. Ele também teria contratado uma empresa chamda Kroll Inc. para encobrir a provas e para promover a obstrução da justiça nos processos movidos  contra ele, pelos abusos.

Recentemente, ele foi condenado a 16 anos de prisão pelo tribunal de Los Angeles.


1. ACIDENTE FATAL: VIC MORROW E DUAS CRIANÇAS
"NO LIMITE DA REALIDADE" (1983)
1982
Foto: Reprodução; ImagoImages

Uma das mais trágicas mortes da história do cinema: tudo ocorrera em pleno set de filmagens do filme "No Limite da Realidade" — o que seria uma homenagem de Steven Spielberg (produtor) à clássica série de suspense sessentista "Além da Imaginação", de enorme sucesso na TV.

O ator Vic Morrow — naquele que viria a ser o seu último papel; interpretava um racista xenófobo, que por uma misteriosa intervenção mística, provava da violência, ao sofrer de aleatórias viagens temporais para lugares hostis. Numa das cenas — após já filmada grande parte da história, ele teleportava-se para um ambiente da guerra: a guerra do Vietnã. E então, numa brecha, resgatava duas crianças de lá, as levando para um helicóptero que pairava perto dali, sob o ar.

As filmagens, que ocorriam na calada da madrugada, seguiam normalmente, num ambiente simulado, até que o helicóptero foi atingido por um dos fogos de artifício da pirotecnia.

Ele então, perdeu o controle e despencou com tudo sobre os três. A queda causou a decapitação instantânea do ator e do garoto mais velho, o vietnamita Myca Dinh Le, de apenas 7 anos. Já, a garotinha taiwanês Renee Shin-Yi Chen, de 6 anos, morreu esmagada. Os seis tripulantes da aeronave sofreram apenas ferimentos leves.

A ironia é que na cena, supostamente, o personagem leva as crianças prometendo que ninguém as machucará, que elas ficarão seguras com ele. Mas Landis as contratou para atuar ilegalmente. E por ironia do destino, a cena nem existia no roteiro original. Landis a incluiu como saída, após executivos da Warner Bros. reclamarem do personagem de Morrow.

Foto: Reprodução; IMDb

Como resultado dessa tragédia, as filmagens foram suspensas e a investigação se instalou. O diretor John Landis e o parceiro, Spielberg, foram processados e criticados pesadamente.

Houve mudança nas leis trabalhistas para atores mirins, mas, ainda assim, o filme foi lançado, sem maiores problemas — mas, é claro, sem a fatídica cena e as duas crianças. As cenas foram editadas, e houve um fim diferente. Embora mantivesse ainda o ambiente do Vietnã, mas teve um contexto final completamente diferente, e aceitável.

É sabido que Spielberg sempre teve um hábito de fazer cenas arriscadas. Uma dos exemplo clássico é em um de seus maiores filmes: "Encurralado" (1971). Este também teve cenas perigosas, e muitas controvérsias em relação a fatos de produção, onde (supostamente) o cineasta haveria arriscado a vida do ator Dennis Weaver.

EM SUMA: Na filmagem fatal, o helicóptero voava nuito baixo — por ordem de Landis. As explosões aconteciam próximas. O próprio piloto do helicóptero teria avisado sobre o risco, mas foi ignorado pela produção. E no entanto — mesmo coberto de erros e acusado de homicídio culposo, três anos depois, em 1986, o cineasta jamais passou sequer um dia na cadeia.

Imagem GIF: Reprodução: "Retratos da Morte" (1989)

Postar um comentário

0Comentários

BEM-VINDOS, MORTAIS! Sejam educados e responsáveis. Este blog não se responsabiliza (nem compactua) com comentários intolerantes e/ou opiniões criminosas. *Para comentar com o Google, é necessário ativar os COOKIES. Obrigado por comentar.

Postar um comentário (0)

#buttons=(Eu aceito) #days=(20)

Nós utilizamos cookies em nosso blogue, para melhorar a sua experiência. | Our site uses cookies to improve your navegation and ads. Entenda melhor | Details
Aceitar | Accept