Memorabília — Hoje vamos relembrar essa maravilhosa entrevista extraída do VHS com José Mojica Marins, vulgo Zé do Caixão. Foi em outubro de 1994, para o apresentador Jon Stewart, no Jon Stewart Show, ao lado de André Barcinski fazendo as traduções e intermediando a entrevista.
Embora o programa seja de humor satírico, é notável por vezes o tom pejorativo do apresentador em relação ao Brasil e ao terror brasileiro, e como bom norte-americanos que é, desconhece profundamente nossa cultura (e ainda mais antigamente), chegando a perguntar se Mojica fala em iídiche (uma linguagem adotada por judeus [?]), nada a ver com nada.
*E uma observação: É engraçado como o mesmo problema que nós temos ancestralmente de adaptar demais os títulos norte-americanos em filmes se repete com os mesmos, ao colocarem sempre "Coffin Joe" no meio dos títulos, fugindo até dos contextos originais, mas com um nome mais comercial.
Mas Zé do Caixão leva tudo numa boa e se vinga cobrindo-o com vermes, minhocas e terra de cemitério, fora o troco de dizer-lhe que é pior que uma cobra. E tá certíssimo. Zé do Caixão não é obrigado a falar em inglês.
Estiveram presentes nessa convenção figuras ilustres como Johnny Ramone - entre outros, onde dizem as más línguas que Mojica distribuiu autógrafos aos membros da banda Ramones; Tim Lucas, um famoso crítico de cinema americano, um retorno inédito da banda Misfits, a banda da casa que tocava na convenção The Dead Elvi, entre outros mais.
Mojica foi muito bem recebido e aceito pelo público.
Sem duvidas, uma convenção muito importante para se estar, e Mojica pôde divulgar seu trabalho e seu icônico personagem num circuito importante, e claro, receber os fãs, prestando um pequeno tributo em prestígio ao seu lançamento no formato VHS pela famosa Something Weird (distribuidora americana fundada em 1990 por Mike Vraney e muito ligada ao diretor Herschell Gordon Lewis e o subgênero Exploitation como um todo).
Agradecimentos pelo registro e publicação: Larry Dallas (10/03/2016)
-







Ja tinha visto, Ze do caixao representa demais!!
ResponderExcluir