Dono de papeis memoráveis no cinema, ator britânico terá história recontada (fora e dentro do gênero terror).
Imagens: Reprodução/Divulgação; Kickstarter/IMDB
O lendário ator britânico Christopher Lee já atuou em mais de 250 títulos no cinema e na TV — e em seus icônicos e memoráveis papéis no gênero de terror, como Conde Drácula, na versão dos filmes da Hammer, ou como a criatura em "A Maldição de Frankenstein", no clássico cinquentista de 1957, e entre muitos outros dos anos 1960 e começo dos 1970.
Falecido em 2015, aos longínquos 93 anos de idade, o ator deixou um legado e história de um homem culto, elegante, charmoso, característico e notório. O gentleman será sempre lembrado.
E agora,— para felicidade de seus fãs, após uma campanha virtual de financiamento coletivo no site estadunidense Kickstarter, um novo documentário teve a sua produção confirmada.
Falo de "The Life and Deaths of Christopher Lee" (A Vida e Morte de Christopher Lee [trad. livre]). Este novíssimo documentário biográfico trará entrevistas com amigos, familiares, e grandes diretores com quem Lee trabalhou ao longo de muitos anos.
SINOPSE OFICIAL (PRÉVIA) DO DOCUMENTÁRIO:
Imagem: Reprodução/Divulgação; Arte/cartaz digital do Kickstarter
Documentário especial, o título traz uma homenagem ao ator britânico Christopher Lee, com entrevistas exclusivas, filmagens de acervo particular e diversas técnicas de animação, — e que será apresentado por uma marionete em réplica de Lee, — para ressuscitar um dos principais atores do mundo nas telas, com métodos inovadores e modernos.
SOBRE DIRETOR (E OUTROS TÍTULOS DO MESMO):
Jon Spira é um diretor e roteirista de documentários "recentes", e como maior destaque traz "Elstree 1976: O Lado Anônimo da Força" (2015) — que fala sobre os bastidores dos clássicos de ficção da franquia "Star Wars". *No entanto, há várias críticas azedas de fãs da saga de que o título seja bastante genérico, e pouco atrativo, apenas visando lucro fácil. Ainda não assisti.
SOBRE O LANÇAMENTO DESTE DOCUMENTÁRIO:
Imagem: Reprodução/Divulgação; Kit especial e mídia; Kickstarter
A meta original do custo seria de 40 mil libras esterlinas, para o financiamento, mas atingiu aproximadamente 75 mil — até o momento deste post.
O título exclusivo contará com uma duração de 98 minutos, e terá o seu lançamento diretamente em especial box/set que traz BLU-RAY — vendido inicialmente para os apoiadores lá no Kickstarter, e então no mercado geral — mas também, em plataformas de streaming diversas.
Imagem: Reprodução/Divulgação; arte com papéis interpretados por ator; Kickstarter
Spira teve acesso a muito conteúdo exclusivo de Lee e a 100 entrevistas da biblioteca do British Film Institute. O recente cineasta disse à BBC que a vida do famoso ator era como "uma incrível história que aguardava para ser contada" — e ainda mais modernamente, com os recursos e as ferramentas atuais.
E entre os entrevistados estão: os cinestas Peter Jackson, Joe Dante, John Landis, a atriz Caroline Munro e Jonathan Rigby — o escritor e autor do livro "English Gothic: A Century of Horror Cinema", lançado em 2000 (um livro interessante no qual Lee emplacava a capa como Drácula — ainda pretendo falar dele aqui no blogue).
Imagem: Reprodução/Divulgação; Cartaz oficial do documentário
E ainda, segundo o IMDB, uma versão prévia do documentário já teria sido exibida em diversos festivais de mostra de cinema virtuais — inicialmente, com uma estreia na Austrália, em março, e então, na Espanha e Finlândia (ao que tudo indica, com viés estratégico de angariar apoio), e tendo sido exibido fisicamente pela 1ª vez no FrightFest, no Reino Unido.
Mas, no entanto, a data de estreia oficial para o documentário está marcada para o mês de dezembro de 2024, numa premiere virtual, e você também pode assisti-la, pelo valor de 10 libras, na plataforma de financiamento. *Links no rodapé desta publicação
CONFIRA O TRAILER (DUBLAGEM EXCLUSIVA):
Muito infelizmente, ainda não há previsões de lançamentos para o Brasil. Aguardemos.
FONTES E REFERÊNCIAS: IMDB, BBC, KICKSTARTER, FILMOW
BEM-VINDOS, MORTAIS! Sejam educados e responsáveis. Este blog não se responsabiliza pelos comentários dos visitantes. *Para comentar com o Google, é necessário ativar os COOKIES. Obrigado por comentar.