Rumo ao seu centenário, é o dia deste clássico inestimável
Em 22 de abril de 1935 — há exatos 88 anos do dia, um sábado, era lançado nos EUA e no mundo o grande clássico 'A Noiva de Frankenstein', estrelado por Elsa Lanchester, Boris Karloff e como uma bem-sucedida sequência do clássico 'Frankenstein' de 1931, com o mesmo diretor, James Whale.
TRIVIAS:
1 - Começo as curiosidades falando dos aspectos de maquiagem do clássico. Vocês sabiam que a peruca usada por Elsa Lanchester não era preto, mas sim ruivo? Pois é verdade. O cabelo continua muito bem preservado até os dias atuais. A atriz que a deu vida faleceu em dezembro de 1986, aos 84 anos, mas a sua peruca continua lá.
2 - A atriz Elsa Lanchester media aproximadamente 1,59 m de altura. Para o papel, ela precisava ser mais alta, então ela foi colocada em palafitas especiais acopladas aos seus pés que deixaram-ba com pouco mais de 2 m de altura. As bandagens colocadas estavam tão firmes que ela mal conseguia se movimentar e precisou ser carregada pela produção e ela se alimentava através de canudinhos.
3 - O Diretor de Fotografia John Mescall estava tão afundado no alcoolismo que o estúdio precisou contratar um motorista e um carro apenas para levá-lo sempre com segurança ao set. No entanto, ele era realmente muito bom naquilo que fazia, mesmo se bêbado, e o diretor James Whale gostava dele pois era ágil e raramente perdiam tempo mexendo com amenidades e com imprevistos de luz e ângulos, por exemplo.
4 - Durante as filmagens, o traje montado e utilizado por Boris Karloff para a maquiagem de Frankenstein era tão pesado, desconfortável e quente que a equipe de produção de maquiagem criou uma maca de madeira inclinada apenas para que ele descansasse e se apoiasse entre a pausa durante as cenas e filmagens.
5 - Outra Trivia relacionada é a de que o ator Boris Karloff perdeu nada menos que 10 quilos durante as filmagens. Impressionante, não?
6 - Pouco antes das filmagens, Colin Clive, o ator que faz o personagem Henry Frankenstein quebrou uma perna num acidente enquanto passeava montado a cavalo. Por isso que na maioria das cenas dele, ele está sentado.
8 - Elsa Lanchester afirmou que sua performance petulante e escandalosa foi inspirada nos cisnes do parque Regent's Park, em Londres. "Estas são criaturas realmente muito desagradáveis", disse ela.
9 - Ao filmarem a cena em que o monstro de Frankenstein emerge do moinho de vento em chamas, Boris Karloff escorregou e caiu no poço cheio d'água. Ao ser socorrido, descobriram que ele havia deslocado o quadril — sim, o personagem grita na cena, e a dor que sentia é autêntica. O quadril dele foi amarrado no lugar e Karloff seguiu em frente. Ele então passou a receber massagens e tratamentos térmicos nos quadris pelo restante das filmagens.
10 - Karloff sofria de artrite na época, há quem diga que o filme a agravou.
11 - Bela Lugosi foi considerado para o papel de Dr. Pretorius. Como muitos já sabem, Lugosi veio a interpretar Frankenstein algumas vezes no cinema — mas não com tanto prestígio e destaque quanto Karloff.
12 - O rosto de Frankenstein está muito mais rechonchudo aqui do que no original, feito quatro anos antes, porque Boris Karloff engordou e, também, para falar com mais clareza, ele manteve a sua placa dentária ausente no primeiro filme.
13 - O ator Boris Karloff recebeu US$2.500 semanais por seu papel — totalizando, em 5 semanas de filmagens, US$12.500. Esta era uma estupenda quantia em meados dos anos 1930 — em plena época da Grande Depressão, mas talvez não fosse o suficiente para compensar um ator de 48 anos carregando um figurino pesado.
14 - O penteado de choque esvoaçante da peruca de Elsa Lanchester foi mantido no lugar por uma gaiola de crina e arame.
15 - Elsa Lanchester nunca foi creditada no filme como "A Noiva". O seu personagem está listado como sendo simplesmente "?".
16 - O cenário da prisão da vila foi reutilizado novamente no filme 'O Corvo' (The Raven, 1935), de Bela Lugosi. *Esta estratégia era muito comum na data, muitos não sabem mas uma outra versão do 'Drácula' (1931) foi filmada em paralela com o clássico.
17 - Após várias objeções do estúdio em relação a censura, várias foram cortadas do filme. Referências a escandalosos sexuais dos históricos de Mary Shelley, Percy Bysshe Shelley e Lord Byron foram eliminadas — particularmente a linha de diálogo: "Somos todos três infiéis, escarnecedores de todos os laços matrimoniais, acreditando apenas viver livres e em plenitude." O escritório de Breen também se opôs a fotos que consideraram muito reveladoras do decote de Elsa Lanchester no prólogo.
18 - O diretor James Whale originalmente não queria fazer uma sequência de 'Frankenstein' (1931). Por um tempo, a Universal Pictures considerou produzir uma sequência sem o envolvimento de Whale. Um primeiro esboço incluiria um monstro educado continuando a pesquisa de Henry, enquanto outro narrava a criação de um raio da morte por Henry na véspera de uma guerra mundial. No entanto, após 4 anos de insistência da Universal, Whale concordou em fazer o filme.
19 - Originalmente orçado para pouco mais de U$293 mil para um cronograma de filmagem de 36 dias, seu custo final aumentou para U$397 mil. A Fotografia principal levou 46 dias para ser concluída. Acabou ficando U$100 mil acima do orçamento, chegando ao total de U$400 mil.
21 - A pequena sereia dentro do recipiente do Dr. Septimus Pretorius era Josephine McKim — membro das equipes olímpicas femininas de natação dos EUA de 1924 e 1928 e uma das quatro integrantes dessa equipe a ganhar a medalha de ouro de 1928 no revezamento de 400 metros livres. McKim também foi dublê de corpo de Maureen O'Sullivan na maravilhosa cena de natação nua de 'A Companheira de Tarzan' — filme feito no ano anterior, em 1934.
22 - A trilha sonora do filme provou-se tão popular que foi reutilizada novamente nos seriados de Flash Gordon e Buck Rogers, estrelados por Buster Crabbe.
FOTOS PROMOCIONAIS, DE BASTIDORES, STILLS:
Amo muito
ResponderExcluirEu tbm. É um clássico.
Excluir