Você sabe como foram feitas as criaturas do 'Subespecies'?
Imagem: Reprodução; Cena: 'Subspécies' (1991)
Hoje o que temos em pauta aqui é um filme de terror B dos mais especiais que tenho para mim. Marcou a minha inebriada juventude, de filmes insanos, e proporcionou momentos inesquecíveis noites de filmes, com o frio digno de uma Transilvânia lá fora. Estou falando, é claro, do 'SUBSPÉCIES — A GERAÇÃO VAMP' (1991) — do ótimo roteirista e diretor norte-americano, Ted Nicolau.
E dentre muitos diversos fatos que englobam o primeiro filme, eu irei falar sobre uma das maiores marcas deste primeiro filme: os pequenos demônios e ''servos'' de Radu.
Chame como quiser, mas os subespécies são espécies de mini-demônios que se formam quando o vampiro Radu arranca suas unhas de zé do caixão.
A HISTÓRIA DAS CRIATURAS:
Imagem: Reprodução: Criação de 'Subspécies' (1991)
Originalmente, quando o filme foi pensado a idéia era outra. Charles Band, David Pabian e Jackson Barr, desenvolveram juntos e David Allen juntamente a sua equipe os ajudou na produção prática deles.
Bem, na pré-produção Nicolau optou por não mexer com Stop motion, nem Green Screen, muito menos qualquer efeito digitalizado, porque também acredito que queriam evitar gastos desnecessários só pra produzir estes seres que não seriam tão essenciais para o filme, mas não menos importantes, mas apareceriam em poucas cenas, então o diretor Ted Nicolau tinha que pensar numa maneira bem baratinada de fazer estas criaturas, com o mínimo de gasto possível.
Foi ai que então (não sei se juntamente com a produção) desenvolveu a idéia de usar atores com maquiagens em cenários e objetos grandes, bom, até que ficou legal, se fosse para as telas eu não reclamaria não, só que gosto tanto do filme que sou suspeito pra opinar aqui...
ANTES E DEPOIS DAS CRIATURAS:
Imagem: Reprodução; Comparação: 'Subspécies' (1991)
Bom, acabou que Ted Nicolau não aprovou o resultado final dos atores. Quer dizer, até que ficou legal, eles atuaram com um gingado de demônio mesmo, aquela maquiagem toda, e criação de um cenário gigante pra coisa toda, tudinho foi por água a baixo, e o que antes parecia ser a forma mais cara de produzir os subespécies agora era o meio, Nicolau sabia que ficaria mais diabólico, realista e mais acessível.
Nicolau deveria saber que era bola fora fazer uma parada de grande porte, com cenário especial, atores e envolvendo toda uma equipe pra maquiagem e os efeitos manuais. Mas tudo bem, foi ai que produção teve a idéia ilustre e prática de usar bonecos de massa em um stop motion, é... Não ficou tão perfeito e realista, como antes, mas pelo menos tomou outra forma mais impactante e interessante.
Lá vai a produção de novo, dessa vez, envolvendo um especialista fazer bonecos e colocar na Blue Screen pra inserir eles no cenário, pra quem quiser conferir, eu legendei um Making Of especial que mostra como a coisa toda foi feita, tá ai pra quem quiser conhecer, ou valoriza a informação, vou deixar outro vídeo com a comparação do antes e depois também.
FOTOS DAS CRIATURAS MELHORADAS:
Imagens: Reprodução; Cenas de 'Subspécies' (1991)
Imagens: Reprodução; Criação de 'Subspécies' (1991)
Ficou muito boa sua postagem, gosto muito desse filme e adorei saber essas curiosidades.
ResponderExcluirQue bom, amigão. Fico feliz que tenha gostado. Abraços.
Excluirassisti em vhs
ResponderExcluirMuito bacana, Rubens. Então assistiu no formato original e mais clássico. Um abraço.
Excluir