Um grande filme sobre psicose e o poder da mente
TÍTULO ORIGINAL: Monkey Shines; TÍTULO TRADUZIDO: Comando Assassino - VHS/Instinto Assassino/Instinto Fatal; PAÍS: EUA; DURAÇÃO:
113 min.; ANO:1988; ROTEIRO / DIREÇÃO: George Romero — Baseado
no Livro "Monkey Shines" (1983), de Michael Stewart; ELENCO:Jason Beghe, Boo, John Pankow, Kate McNeil , Joyce Patten , Christine Forrest,
Stanley Tucci, Janine Turner, Stephen Root;
Allan era um atleta e estudante de Direito, mas após sofrer com um atropelamento enquanto praticava um de seus treinos, se vê entre a vida e a morte. E para piorar, após a cirurgia para salvar a sua vida, ele acaba ficando tetraplégico, e com isto, perde completamente a sua vontade de viver.
Um amigo cientista o presenteia com a macaquinha Ella, treinada para obedecer e servir, e ao lado de Ella reencontra a alegria. Agora, Allan vai aos poucos retomando a vontade de viver e o otimismo no futuro.
Mas no entanto, Ella é parte de um experimento científico, e passa a se conectar com a personalidade de Allan, dando vazão às suas frustrações e raivas, tornando-o, assim, uma perigosa companhia para ele, sua família e amigos.
'Comando Assassino' segue aquela linha de filme bom da lista de um bom diretor, que por algum motivo desconhecido não tem a atenção merecida.
O filme tem direção de George Romero — que sempre será lembrado por seus filmes de zumbis, com os clássicos 'A Noite dos Mortos-Vivos' (1968), 'Despertar dos Mortos' (1978), 'Dia dos Mortos' (1985), entre outros. 'Comando Assassino' é, sem dúvida, um dos melhores filmes da filmografia de George Romero. E pouco conhecido.
ENREDO (SEM SPOILERS) :
Na primeira metade o filme foca no drama do personagem principal, Allan que depois de sofrer um acidente, fica tetraplégico, tendo que depender da ajuda de outras pessoas para fazer coisas cotidianas como tomar banho, comer, ir para a cama... Até o dia que recebe uma macaquinha treinada e dócil de presenta do amigo cientista Geoffrey.
Allan se apega ao animal, sem saber que Geoffrey está fazendo uma experiência para o aumento da inteligência de macacos injetando uma fórmula que tem em sua composição células cerebrais humanas. Fazendo uma ligação neural entre o animal e seu dono.
A macaca fica agressiva quando Allan tem raiva, e vai tornando-se cada vez mais perigosa, incontrolável e instável.
A mistura de drama com suspense e terror sempre dá certo, o roteiro explora a fundo isso. O público cria simpatia pelo animal, e pelo dono, e isso ajuda a dar força ao terceiro ato que é carregado de suspense e tensão.
Mesmo tendo Tom Savini na produção como criador de maquiagem e efeitos especiais, o filme tem pouca violência, é quase certo que tenha sido censurado na época em que foi lançado.
Ficou claro também que o 'Planeta dos Macacos: A Origem' (2011) copiou boa parte do argumento e elementos deste filme do Romero. As atuações são de primeira. A macaquinha merecia o Oscar de melhor atriz. A atriz Patricia Tallman também faz parte do elenco, ela ficou conhecida após interpretar a protagonista Barbara da famosa refilmagem de Tom Savini, 'A Noite dos Mortos-Vivos' (1990) — Por sinal, fora lançado dois anos depois de 'Comando Assassino', de julho de 1988.
VALE A PENA OU NÃO?
Sim, 'Comando Assassino' merece muito ser visto. Trata-se de um dos casos de bom filme subestimado. Até o filme 'Shakma: A Fúria Assassina' de Hugh Parks e Tom Logan, que foi lançado 2 anos depois, em 1990, com o mesmo argumento e pegando uma carona nesse aqui, recebeu mais reconhecimento por parte do público e dos fãs de terror, mesmo com este sendo e muito superior. Confira o Trailer:
NOTA FINAL: 8.7
FILME NUMA PALAVRA: TENSO
POST CORRIGIDO E ATUALIZADO POR HUGO: 26/03/2023
Filme ferradaço!!!
ResponderExcluir